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Elaboramos aqui uma grande lista de dúvidas e respostas sobre planos de saúde, para que você possa conseguir adiantar o processo de orientações corretas para contratação de seu plano em Jundiaí.

Dúvidas sobre planos de saúde em Jundiaí

1 – O que cobre um plano de saúde?

Há uma lista determinada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) dos procedimentos que devem ser cobertos, deixando assim um padrão entre todos os planos, independente da operadora escolhida.

Algumas operadoras têm opções de planos com coberturas extra rol, como por exemplo transplante com doador vivo entre outros diferenciais.

2 – O que é coparticipação?

Quando um plano tem coparticipaçãosignifica que você tem que pagar uma porcentagem de cada atendimento, além da mensalidade de cada mês.

3 – O que é urgência?

São considerados urgência os atendimentos decorrentes de acidentes pessoais, como por exemplo uma queda ou um atropelamento.

4 – O que é emergência?

São considerados emergências quadros clínicos agudos, casos cirúrgicos que implicam risco imediato de vida como por exemplo infartos, hemorragias e acidente vascular cerebral.

5 – O que é cobertura parcial temporária (CPT)?

É o período de 24 meses ininterruptos que o beneficiário fica sem cobertura para procedimentos cirúrgicos, internações e exames de alta complexidades desde que relacionados exclusivamente de doenças ou lesões declaradas no ato da contratação.

6 – O que é reembolso?

O reembolso é a forma de fazer um atendimento médico fora da rede credenciada do plano de saúde e receber de volta o valor integral ou parcial. Nem todos os planos de saúde contemplam o reembolso.

7 – Posso usar o CNPJ de um parente para fazer um plano empresarial?

Em algumas operadoras sim, desde que o parente também adquira o plano. Muitas operadoras têm sido flexíveis em beneficiar certo grau de parentesco para aquisição do plano.

8 – Qual a diferença entre acomodação apartamento e enfermaria?

A principal diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento é a privacidade do indivíduo internado e do seu acompanhante. Isso porque, no plano apartamento o paciente tem um quarto só para si, enquanto na enfermaria precisa dividir as acomodações.

9 – Qual o plano de saúde que não tem carência?

Os planos de saúde empresariais, por exemplo, eliminam a carência. Ou seja, não têm prazo mínimo para iniciar o atendimento ao cliente. De acordo com a ANS, quando os convênios desse tipo agregam 30 ou mais clientes, já podem atuar dessa maneira, sem aplicar a carência.

10 – Qual a carência do Plano de Saúde para cirurgias?

A princípio, o prazo máximo é de 180 dias, tempo normalmente exigido pela maioria das operadoras. No entanto, há várias exceções, que podem aumentar ou reduzir esse tempo.

11 – É garantido o atendimento fora da área de cobertura do plano para os casos de urgência ou emergência?

Não. O atendimento de urgência ou de emergência não é obrigatório fora da área de abrangência geográfica prevista no contrato do plano de saúde, salvo quando haja algum dispositivo contratual que garanta este direito.

12 – Quem posso colocar de dependentes no meu plano de saúde? 

Os dependentes legais são cônjuge e filhos, mas algumas operadoras abrem a opção de entrar agregados como pai, mãe e irmãos, sobrinhos etc. 

13 – O que é data de vigência do plano de saúde?

É a data em que você passa a ser cliente junto a operadora do plano de saúde que você escolheu. A vigência é determinada de acordo com o plano que você escolher. Existem algumas situações em que a vigência pode ser mais rápida ou mais demorada.

14 – O que é aproveitamento de carência?

Quando falamos sobre o aproveitamento de carências, significa aproveitar parcialmente as carências de outras operadoras de saúde, ou seja, entrar com carência reduzida no novo plano.

15 – Após quanto tempo de contrato ativo posso pedir cancelamento? 

Nos contratos empresariais após 12 meses o beneficiário titular faz o pedido e após 60 dias o contrato é cancelado nesse período é possível continuar utilizando o plano de saúde normalmente.

Nos planos coletivos por adesão o cancelamento é dado após pedido confirmado pela operadora (imediato).

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